35 passos para estimular a criatividade

by - quinta-feira, abril 06, 2017



Olarrr! Para quem não sabe, eu já tive vários blogs e em um deles eu escrevi uma vez sobre algumas formas de estimular a criatividade. Acabei fazendo uma lista para isso (a louca das listas!) e nada mais justo que compartilhar ela com vocês. Lembrando que todo mundo tem criatividade. Só que em alguns ela é mais perceptível que em outros. E sabem por que? Pela forma como você a estimula. Então bora seguir esses passos para estimular cada vez mais a sua criatividade. É o que eu tenho feito!


1. Faça listas. Qualquer tipo de lista. O que vier à sua mente.
2. Carregue sempre um bloquinho e uma caneta. Afinal, você fará listas. E não somente listas. Teve uma ideia legal? Anota na hora! Acredite, se você não anotar, as chances de esquecer são muito grandes.
3. Ouça muita música. Se possível alto. Com fone ou sem fone. Músicas alegres, animadas. Que te façam ter vontade de dançar.
4. Dance e cante. Sempre que estiver ouvindo uma música que goste, saia por aí cantando e dançado. Mesmo que alguém esteja te olhando. Se divirta!
5. Liberte-se. Não sinta vergonha de ser você mesmo. Se te deu vontade de fazer algo, faça. Não se importe com os julgamentos alheios. Eles são como críticas: sempre vai ter alguém para fazer! Cabe a você ignorar. Não se importe!
6. Cante no chuveiro. Uma das melhores coisas já inventadas. Cantar no chuveiro é sinônimo de estar feliz. E é libertador!
7. Seja "louco". Sabe aquele ser que parece de outro mundo? Seja ele! Faça boas loucuras, viva as coisas que tem vontade de viver. 
8. Fique offline. Dê um tempo do celular e do computador. Desligue. Faça coisas que gosta. Descubra coisas novas.
9. Passe um tempo com você mesmo. Além de descobrir coisas novas, você deve se descobrir. Descobrir o que te faz bem, o que te deixa feliz e quais são seus hobbys fora do mundo virtual.
10. Passe mais tempo com sua família. Converse. Prepare comidas gostosas em casa. Aproveite esses pequenos momentos para alimentar o amor entre vocês.


11. Saia com seus amigos. Se divirta. Encontre pessoas que deseja ter ao seu lado em qualquer momento da vida. E que isso seja recíproco.
12. Beba chá ou café. Descubra qual você gosta mais e crie essa relação de amor com esse tipo de bebida. Ela te aquecerá nos momentos mais frios da sua vida, independente do clima.
13. Cerque-se de pessoas que amam a vida. Procure estar sempre ao lado de pessoas que buscam o que há de melhor espalhado por esse mundo.
14. Procure sempre por músicas novas. Cada uma delas irá representar uma nova fase da sua vida.
15. Organize seu local de trabalho. Isso ajuda a clarear sempre as ideias.
16. Durma. Não o tempo todo, mas quando chegar a hora de dormir, fuja dos pensamentos que vão atrapalhar o seu sono. É hora de descansar. Deixe tudo de lado e aproveite o sono.
17. Não desista. Se quer algo, corra atrás. Torne esse algo, real!
18. Termine algo. Sempre que começar algo, você irá começar por um motivo, então quando sentir vontade de deixar aquilo de lado, lembre-se do motivo de ter começado. E termine!
19. Pratique. Pratique. Pratique. Sempre! 
20. Deixe a mente aberta. Para novos desafios, para novos encontros, para novas experiências. Para tudo.



21. Aceite o novo. Não se prenda a uma coisa que sabe que não será eterno. O mundo muda, você muda e as coisas novas chegam pra que a gente perceba o quanto o mundo tem a oferecer.
22. Permita-se cometer erros e não se puna. Você é humano. Se errar, aceite que errou e lembre-se que o importante foi ter tentado fazer o certo.
23. Busque um feedback. De tudo aquilo que você faz.
24. Arrisque-se. Todo mundo acha que não vai dar certo, mas você pensa o contrário? Arrisque-se. Seja diferente!
25. QUEBRE REGRAS. Algumas regras existem para ser quebradas. Mostre sua capacidade de fazer algo melhor que o que foi imposto.
26. Escreva. Qualquer coisa. Só por escrever. O que tiver em mente. Apenas exercite sua escrita.
27. Não tente ser perfeito. Seja apenas você. A perfeição não existe. Não tente ser algo que não existe, seja diferente.
28. Assista filmes. Americanos ou estrangeiros. Conheça de tudo. Assista de tudo. E indique filmes. 
29. Assista séries. Faça maratonas, indique séries a um amigo, assista sozinho ou acompanhado, assista várias séries.
30. Dê sua opinião. Faça críticas construtivas. Debata algum assunto em locais aberto a isso.


31. Leia muitos livros. Procure por algo que fale de coisas que gosta, entre dentro do livro, viva a história que está sendo contada. 
32.Tire folgas. Respire. Saia da zona de conforto.
33. Viaje. Conheça novos lugares, visite lugares antigos, busque origens de algo, inclusive as suas. Viva novas experiências!
34. Convide alguém para um passeio diferente. Tente surpreender essa pessoa com coisas simples. Pense em algo que ela gosta e misture com o que você gosta de fazer.
35. Ame. Sorria. Divirta-se. Tudo o que fizer, você precisa gostar de fazer. Só assim você se sentirá mais feliz com aquilo. E essas são as qualidades mais incríveis de um criativo. Ame algo ou alguém. Sorria para o mundo. E divirta-se em todos os momentos de sua vida!


Não existe uma receita para ser criativo. Ideias todo mundo tem, você só precisa buscar um jeito de aproveitá-las da melhor forma possível. E esses 35 passos não são tão fáceis de realizar como parece. Pelo contrário! Eu, por exemplo, estou tentando fazer tudo até hoje. E vou continuar tentando, porque desde que comecei, senti uma grande diferença nas coisas que faço. Principalmente na forma como encaro o mundo. Espero que tenham gostado! E me contem, o que vocês fazem pra estimular a criatividade?

You May Also Like

5 comentários

  1. A outra louca das listas chegou pra falar que AMOU essa lista! Hahaha, ultimamente minha criatividade está extremamente travada e eu precisava DEMAIS dessas dicas <3

    www.reinodaspalavras.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo listas! hahahahaha
      que bom que essa te ajudou
      ela me ajuda todos os dias

      Excluir
  2. Que lista maravilhosa *-*
    Bons conselhos! Realmente quem trabalha com a criatividade precisa se inspirar em coisas diversas. Dar-se um tempo também é essencial, até porque quando a criatividade se esconde não adianta forçar ou se culpar, é um processo que exige um pouco de libertação mesmo haha
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  3. Que lista mara, to bem precisada, minha criatividade anda em crise existencial, tadinha =//

    beijoos ;**

    ResponderExcluir